Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF

sábado, 20 de outubro de 2018

Festa de São Geraldo em Goianira

Segundo historiadores como Luciano Roriz e Miriam Aparecida, a história de Goianira começou a partir de um povoado que teria São Geraldo Magela como padroeiro. Em 1940 o Distrito de São Geraldo passa a ser chamado de "Itaim" (nome em Tupi, pedra feia,) nome que durou até 1942, quando passa a se chamar "Itaitê" (em tupi, pedra grande). Em 1947, moradores e membros das famílias conseguiram mudar o nome para São Geraldo, sendo alterado mais uma vez e por definitivo em 04 de Janeiro de 1959 para Goianira, através da Lei 2.363, com a posse do Prefeito Honório Antônio Gomes.

Todos os anos a cidade de Goianira homenageia o Santo Padroeiro São Geraldo, e na última sexta-feira, 12, começou a  festa que tem como princípio resgatar a cultura da cidade e difundir o catolicismo, além de receber vários visitantes que vem prestar sua homenagem ao Santo.Todos os dias às 19h30 acontece missa na Paróquia São Geraldo e, logo após, leilões na barraca da igreja localizada na Praça da Matriz. Encerramento todas as noites com show ao vivo. A festa conta com diversas barracas de comidas e bebidas, e um parque de diversões. O evento é organizado pela Casa Paroquial com entrada gratuita. A festa termina no próximo domingo, dia 21.
Confira a imagens feita pelo fotógrafo Igor Ribeiro: 




domingo, 30 de setembro de 2018

GOIANIRA SEDIA XVIII CAMPEONATO DE FANFARRAS E BANDAS PELA FEDERAÇÃO DE FANFARRAS E BANDAS



Pelo menos 20 grupos participaram ontem dia 30/09/18 do Campeonato de Fanfarras e Bandas promovido pela Federação Goiana de Fanfarras e Bandas em parceria com a Prefeitura de Goianira. Um evento que marca o início de um festival que irá se repetir no decorrer dos anos, assim afirmou o Prefeito Carlos Alberto Andrade (Carlão), em seu discurso de abertura. Com estimativa de seis mil pessoas para prestigiarem o evento, que fez da Cidade de Goianira um grande palco para receber os visitantes de várias regiões, contou com a presença do Prefeito “Carlão”, que fez questão de chegar um pouco antes e cumprimentar os regentes e alunos músicos que estavam se compondo para apresentarem, contou também com a presença de: Deputada Estadual Eliane Pinheiro, Presidente da Câmara Kátia Alves Tourino, Vice Presidente da Câmara Dirley Correa de Oliveira, Vereador Leandro Dantas, Secretária da Educação Eliete Gonçalves, Coordenadora da Cultura Maria da Glória, Secretária da Saúde Sônia Maria, Conselheiros da Cultura Elielson e Elivânia Damas entre outros...

Em pequena entrevista a Escritora e Conselheira da Cultura Elivânia Damas, Paulo Henrique Silva, Presidente da Federação Goiana de Fanfarras e Bandas, relatou que em outros festivais foram contempladas a Cidades de Goiânia e Hidrolândia, onde anteriormente ocorreu o evento, e que sentiu por parte do Prefeito Carlão uma parceria sincera aonde os componentes vindos de outras cidades puderam contar com local para se alojarem e alimentação (lanches e almoço), e uma boa acolhida por parte da Coordenação de Cultura. 



As Categorias fizeram suas apresentações por ordem de sorteio, concorrendo assim: Banda de Percussão Luciana Carvalho (Goiânia-Go.), Banda Municipal Fusão (Uruana-Go.), Centro Juvenil Padre Giovani Pini (Ap. de Goiânia-Go), Corporação Musical de Ceres (Ceres-Go.), IF Goiano (Campus Ceres-Go.), Corporação Musical Marista Sul (Ap. de Goiânia-Go.), Seduc de Hidrolândia (Hidrolândia-Go.), Fanfarra Jorge Amado (Cidade Ocidental –Go.), Fanfarra ST. Antônio (St. Antônio de Go.), Banda Musical do CEF-11 do Gama (Gama-DF), Corporação Musical Edmundo Pinheiro de Abreu (Goiânia-Go), Cepi Liodósia Serra Ramos (Guapó-Go.), Banda Musical Escola Master (São Sebastião –DF.), Banda Musical do CEF 02 (Guará-DF.), Francisco Maria Dantas (Goiânia-Go.), Abdon Ferreira de Carvalho (Senador Canedo-Go.), Analú (Goiânia-Go.), Teotônio Vilela (Goiânia-Go.), José Lobo (Goiânia-Go.), Corporação Musical CEMADADIPE (Ap. de Goiânia-Go.).  


 
 




O evento teve a entrada franca, com estrutura montada para receber o público sentado e com praça de alimentação diversa. “A finalidade do Campeonato de Bandas e Fanfarras é estimular e promover o intercâmbio Cultural e Musical da Região Centro-Oeste, além de contribuir com projetos que estimulam estudantes de música, e valorizar a dedicação de professores que tem como compromisso a formação intelectual e cultural de alunos que se dedicam a Cultura e ao estudo Musical”.