Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF

domingo, 6 de maio de 2012

Luciano Roriz

Luciano Roriz
O referido autor, Luciano Silva Roriz, nascido em 18 de outubro de 1.976 em Inhumas (GO) é filho dos saudoso comerciante Sr. Pedro Roriz Filho (Sr. Pedrinho) e Dona Jane Silva Roriz (Nerópolis); historiador pela Universidade Federal de Goiás (1995-2000) pela qual especializou-se em História do Brasil (2003-4), tendo feito seus estudos iniciais nos colégios Horácio Antônio de Paula (1983-87) e Escola Adventista (1981-82). Neto do Sr. Pedro de Abreu Roriz e Dª Marieta de Oliveira (Lôbo) Roriz, cuja família é uma das pioneiras deste município, Atua na rede pública estadual e município de ensino há mais de 15 anos, tendo lecionado nas unidades Manoel Vila Verde, Joaquim Pedro Vaz, Horácio Antônio de Paula e como substituto de Prática de Ensino pra a turma do 2º ano do curso de História  (UEG) entre 2003-04), além de haver trabalhado na Subsecretaria Regional de Educação de Inhumas (2002).
Todavia, pela dedicação ao ofício das letras, em trabalho dedicado à História de Inhumas, tornou-se membro do Instituto Histórico e Geográfico de Inhumas (IHGI) e publica artigos periodicamente nos jornais locais (Goianão de Inhumas e Jornal 25 de Março-Goianira) sendo também colunista no Site Tudo In. http://www.tudoin.com.br/inhumas/historia_inhumas.php.
Atualmente, Luciano Silva Roriz  exerce sua docência na Rede Municipal de Ensino nas unidade Melchior Braga Costa e Lazara Maria da Costa, tendo se fixado junto à sua família em Goianira definitivamente desde o ano de 2007.
A realidade não é o que nos  parece ser, e só a pesquisa confere sabedoria. Assim, Luciano Roriz pensou e, a seguir, agiu. Entrou grande no levantamento de dados, sem se preocupar com o tempo gasto nem com o tempo que seria necessário gastar. Resolveu subjetivismo em busca da objetividade, plenamente alcançada neste grandioso livro: Povoado de São Geraldo História e Religiosidade Popular de Goianira (1910-1969).  
Fez observação participantes e comparou lembranças oriundas da memória coletiva com a legitimidade de documentos confiáveis. Só não chegou à exaustão, porque a vontade era maior do que as dificuldades pode-se dizer que o professor Luciano Roriz foi mesmo perseverante, imperturbável e resistente. O resultado não poderia ser outro, senão esta obra da melhor qualidade. O livro mencionado é uma preciosidade, escreve demonstrando que o conhecimento do passado é indispensável e o próprio tempo não prescindir-se dele na vida diária.
Entusiasmado, quando me falava do seu projeto, jamais pensei que fosse sair um trabalho de tal envergadura. Detalhista, de nada se esqueceu. Luciano Roriz, foi ao fundo buscar o histórico de Religiosidade Popular no Brasil Colonial, e neste buscar traz à tona tudo que encontrou no caminho. Luciano está de parabéns por tê-lo escrito. 
Umbelina Linhares Frota Bastos - I-W-A- Escritora, Poetisa Presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes de Inhumas - Goiás (ALCAI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário